Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

19 de novembro foi o Dia Nacional de Combate à Dengue

Ouça a entrevista com o infectologista André Siqueira sobre a doença e medidas de prevenção

Tarde Nacional

No AR em 20/11/2020 - 16:05

Ontem foi o Dia Nacional de Combate à Dengue. Para tratar sobre os desafios na luta contra a doença, o Tarde Nacional conversou com André Siqueira, infectologista e Pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz). " A gente ainda tem um desafio grande, que é a perspectiva de todo o verão, quando aumenta as chuvas, aumenta os criadouros do Aedes Aegypti, a gente tem novos surtos, aumento do número de casos, pessoas adoecendo e algumas delas evoluindo da pior forma", afirma o médico.

"O Aedes já foi erradicado do Brasil na primeira metade do século passado, mas na década de 80 ele retornou nas grandes cidades e tem se expandido", conta André. Para ele, é possível a erradicação do mosquinto, como já aconteceu, mas é um desafio grande que envolve aspectos urbanísticos e de educação da popução. "E a gente tem estudado algumas perspectivas de vacinas, nenhuma que a gente possa utilizar na população ainda, mas a gente espera que nós próximos anos tenham avanços que eventualmente cheguemos a erradicação, mas no momento, não é possível."

Tendo em vista esse cenário, o médico enfatiza a importância da prevenção. " Se a gente para 10 minutos, uma vez por semana, e revisa qualquer lugar, pode ser uma quina de casa, isso é suficiente para reduzir a quantidade de Aedes Aegypti", ensina

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 20/11/2020 - 16:27

Mais do programa