Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogado faz alerta sobre a comunhão parcial de bens

Ouça a entrevista com o advogado Conrado Paulino da Rosa

Tarde Nacional

No AR em 10/11/2020 - 13:11

Com o aumento de 32% das uniões estáveis na pandemia, advogado Conrado Paulino da Rosa explica ao Tarde Nacional mitos e faz alerta sobre comunhão parcial de bens. Ele é especialista em Direito de Família e pós-doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo o advogado, "muitas pessoas passaram a residir em conjunto em razão do confinamento, então certamente isso teve a aceleração da procura pela formalização para que as pessoas pudessem marcar o tempo inicial daquela relação e poder escolher o regime de bens que vai nortear aquela relação". Ele chama a atenção para a necessidade das pessoas sempre combinarem e formalizarem o regime de bens logo no início da relação. "As pessoas não imaginam as consequências que um relacionamento afetivo pode trazer", observa Conrado, que lembra também que não é preciso a coabitação para que uma união seja considerada estável. 

"As pessoas, no momento que começam a coabitar, não há dúvida que existe ali uma relação com a intenção de formar família, todavia não é essa coabitação apenas, que nem é um requisito, até porque você pode ter uma relação em que cada um more na sua casa", afirma. "Isso é até bem comum em pessoas em segunda união, que até amam aquele seu parceiro, mas não querem mais dividir um espaço, querem ter seu espaço de intimidade. Mesmo que um casal não coabite, pode haver consequências patrimoniais dessa união."

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

 

Criado em 10/11/2020 - 16:25

Mais do programa