Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como as empresas se relacionam com as diferentes faixas etárias que usam o smartphone?

Segundo especialista, o consumidor hoje está em todos os canais, alguns ligam mais, outros usam chat

Tarde Nacional

No AR em 26/11/2020 - 15:31

Hoje o consumidor está em todos os canais e existe até um termo para isso: omnichannel. Tem consumidor que prefere o telefone, outro prefere o WhatsApp ou chat, outro prefere e-mail. E a empresa tem que estar preparada seja para o canal de voz, o canal de chat ou para o canal presencial. E no que diz respeito ao canal de voz, o volume de ligações, o número de consumidores está crescendo no mundo inteiro há uns 6 anos. É o que atesta o especialista em calltracking Marcio Pacheco, em entrevista ao programa Tarde Nacional. 

Há uma série de segmentos que o telefone vem crescendo muito. Alguns outros segmentos acabaram migrando para a venda virtual. Segundo Marcio, de uns 6, 7 anos pra cá, praticamente todo consumidor com um smartphone está conectado 24h. "Então, essa facilidade de achar a empresa no google ou numa rede social e dar o clique para ligar fez com que as pessoas começassem a ligar mais, falar com alguém do outro do lado passa muito mais segurança e estimula que o negócio aconteça", exemplifica ele.

Em meio à essa enxurrada de informações na internet, o consumidor está mais crítico, mais desconfiado e também muito mais imediatista e exigente. O que, na avaliação do especialista, tem causado uma mudança significativa no perfil do consumidor. Outra curiosidade apresentada por ele é que a faixa etária dos 50 anos prefere muito mais canal de voz e as mais jovens, o comando de voz — que é algo que está vindo aí. Marcio menciona que esse jovem fala muito mais rápido do que escreve e que ele tem preguiça de digitar. "Nos EUA, 30% das buscas de dispositivos móveis são por voz, ou seja, essa é uma tendência muito forte", constata.

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 26/11/2020 - 19:17 e atualizado em 26/11/2020 - 19:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa