Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cardiologista explica como prevenir episódios de morte súbita

Ouça a entrevista com o médico Rodrigo Caliagris

Tarde Nacional

No AR em 12/11/2020 - 13:27

Sobre o Dia Nacional da Prevenção de Arritmias e Morte Súbita. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Rodrigo Caligaris Cagi, médico cardiologista do Hospital Santa Paula. No Brasil, são 320 mil mortes súbitas por ano.

"Morte súbita é quando o paciente acaba morrendo até uma hora depois do acontecimento de um mal estar", explica o médico. Também entra na definição, esclarece Rodrigo, situações em que a pessoa é encontrada morta, até 24 horas depois de ter sido vista pela última vez, sendo que no dia anterior ela estava bem. "A doença cardiovascular no geral é um problema de saúde pública, não só os infartos, mas os problemas de arritmia do coração".

Segundo Rodrigo, um caso de morte súbita pode acontecer por "infarto ou por arritmia causada pelo infarto, e por outras doenças como miocardiopatia hipertrófica, doenças de canais, ou seja, coisas que mexem com a batida regular do coração". Ele alerta ainda que, apesar de raro, episódios como esse podem ocorrer também com jovens. Os cuidados preventivos são, no entanto, possíveis desde que os possíveis problemas sejam detectados precocemente. "É importante quando a pessoa vai fazer uma atividade física mais intensa, ou está sentido palpitações ou dor no peito, ela procure um cardiologista para dar uma avaliada", recomenda. 

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 12/11/2020 - 16:38

Mais do programa