Para esclarecer o porquê de as novas gerações ficarem menos tempo nos empregos o Tarde Nacional conversou com Marcos Minoru, consultor organizacional de recursos humanos — principalmente, na área de carreiras — e professor dos cursos de gradução e pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
Ele lembra que conflito de geração é uma coisa que existe desde a pré-história. "Obviamente que com a complexidade cada vez mais presente no mundo esses conflitos acabam se tornando ainda maiores", pondera. A partir daí, Minoru questiona se na verdade a questão não seria a adaptação do mundo do trabalho ao que as novas gerações e até mesmo as gerações mais antigas anseiam. E acrescenta: "para mim existe um descompasso, entre aquilo que as pessoas querem de uma maneira geral querem e o que as empresas e instituições costumam oferecer".
Na entrevista, o professor comenta ainda a imensidão de estímulos a que somos submetidos diariamente — que alavancam ainda mais essas mudanças — e a instabilidade econômica que volta e meia o país atravessa.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.