Nem toda tontura é labirintite. Existem muitas outras doenças que podem levar à sensação de vertigem. Diabetes, alterações da tireóide, colesterol, anemia e até problemas arteriais e neurológicos são algumas possíveis causas do sintoma. Quem explica melhor esse assunto é a otorrinolaringologista, Milena Costa. Ela alerta, inclusive, para ficarmos mais atentos em caso de desmaios pois pode ser que haja alguma patologia por trás, como algo do sistema nervoso central.
Segundo a médica, a tontura é um sintoma assim como a febre. "É uma manifestação que a pessoa relata que ela sentiu. Agora, o que está por trás da tontura tem uma infinidade de coisas que podem estar acontecendo no nosso organismo. A hipertensão é uma das causas que podem estimular o nosso labirinto de maneira errada, gerando a sensação de tontura", esclarece a especialista. É importante verificar o tempo da tontura e a frequência com que ela acontece.
O que vem depois de uma tontura? De acordo com Milena, há diferentes causas e diferentes graus. Há algumas tonturas que são realmente incapacitantes, que podem ter sintomas visuais associados - aqueles pontinhos brilhantes na vista ou escurecimento da vista. Há outros tipos de tontura que o mundo inteiro gira ao seu redor ao ponto de você cair no chão, e não conseguir ficar em pé. E existem aquelas que são mais discretas que são aquelas sensações de flutuação. Ou seja, a cabeça áerea.
E o uso do óculos? Para saber mais acompanhe a entrevista completa, no player:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.