Consulta Pública pode incorporar tratamento para asma grave na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Norma Rubini, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
A asma grave é aquela que o indivíduo vive hospitalizado tem que usar corticoide oral tendo a qualidade de vida muito comprometida, seja quando criança ou quando adulto. A médica alerta que se a pessoa apesar de seguir todas as orientações continua tendo crises de asma, esse indivíduo tem asma grave.
Norma Rubini esclarece que para o paciente com asma grave não existia tratamento ideal, a opção era dar corticoide oral durante as crises, Mas atualmente existem medicamentoss imunobiológicos que não tem o efeito imunossupressor dos corticoid A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia entrou com solicitação junto a ANS para que seja incluído no rol de procedimento três desses biológicos.
A avaliação da ANS recusou a inclusão dos novos medicamentos, agora profissionais da saúde e sociedade civil podem se manifestar sobre a medida, por meio de consulta pública.
Clique e ouça a entrevista:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília