Quem deseja iniciar 2021 com a tão esperada vaga de emprego pode ficar otimista. Isso porque a perspectiva é de um início de ano com retomada no mercado de trabalho, segundo o economista José Antônio de Moura, que é professor da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul. Para saber mais sobre essas expectativas e fazer o balanço de 2020, o Tarde Nacional conversou também com o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e com o pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Ulisses Ruiz de Gamboa.
Segundo ele, as perpectivas são de melhora, mas há também incertezas como é o caso da evolução do vírus. Quais serão os protocolos de quarentena? Outra ação muito importante em 2020, na avaliação dele, foi o pagamento do auxílio emergencial, que minimizou a possibilidade de quebra econômica. Portanto, essa retomada da economia irá depender de vários fatores.
Neste ano, o professor afirma que foi bem difícil o equilíbrio nas contas públicas. Portanto, o ideal seria uma nova ajuda temporária à população e o ajuste das contas públicas que deve persistir num pós-pandemia.
Acompanhe a entrevista completa, no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.