O Tarde Nacional desta quinta-feira (3) fala sobre o projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
A iniciativa atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira como ariranhas, lontras, aves, peixes e onças-pintadas. Quem detalha o projeto é a presidente do Instituto e diretora-anjo, Jussara Utsch.
Apesar da sede da OSCIP ser em MG, eles tem uma filial no Pantanal desde 2013. "Isso ocorreu porque a história do nosso mentor, Douglas Trent, foi de mais de 40 anos atuando no Pantanal. Ele foi o primeiro operador de turismo de observação de vidas silvestres no Brasil, principalmente de onças e aves. E fez um trabalho muito bacana no Pantanal transformando caçadores de onça em operadores de turismo de observação. Ele levou também seu trabalho de pesquisa sobre onças pintadas e aves", esclarece a diretora.
Quais espécies estão mais ameaçadas? Segundo Jussara, eles trabalham com a onça-pintada e a ariranha. E acrescenta ainda: que onde existe onça-pintada significa dizer que é uma região preservada.
"Mas a onça-pintada é uma das espécies mais ameaçadas de extinção. E as ariranhas também. Trabalhamos lá também com peixes, aves e toda a cadeia alimentar da onça-pintada. Mas após os incêndios de 2020 são muitas as espécies ameaçadas no Pantanal", complementa ela.
Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa, no player:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.