Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça dicas de como fazer compras de Natal sem cair em golpes virtuais

O advogado Alexandre Carvalho é quem fala sobre o assunto em entrevista

No AR em 22/12/2020 - 13:38

Dicas de como fazer as compras de natal sem cair em golpes virtuais. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Alexandre Carvalho, advogado criminal.

Segundo Alexandre, essa é uma época em que há um crescimento de crimes de estelionato, de sequestro relâmpago e crimes de roubo, todos esses classificados como crimes patrimoniais. E nessa correria das compras, o consumidor está mais exposto. Também há um grande acesso às redes sociais, por conta da covid-19, o que torna o estelionatário, que busca enganar o cidadão, ainda mais frequente.

Quando se fala em compra pela internet, o advogado alerta que o Código de Defesa do Consumidor dá sete dias para a devolução do produto. Além disso, é importante observar se o site acessado é o site oficial, se tem o cadeado de segurança que mostra que é seguro, principalmente, se existe a dúvida de quem está do outro lado da tela.

Alexandre explica também que, quando se fala em engenharia social, existe toda a questão tecnológica, além de hackers ou crackers, voltados para o crime. Por isso, é preciso que o consumidor tome todos os cuidados, para evitar que os dados pessoais sejam roubados. Uma forma, é se certificar de que haja a criptografia na troca de dados. Em algumas operações, a instituição bancária tem responsabilidade para blindar o cliente, mas em outras não.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 22/12/2020 - 15:14