Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista em Segurança da Informação explica tudo sobre as invasões de canais do Youtube

O alerta foi dado por canais de games que chegaram a ser invadidos e depois vendidos pelos hackers. Entenda o que está por trás disso!

Tarde Nacional

No AR em 29/12/2020 - 13:40

O que é o movimento Hacker Ético? Nos EUA, por exemplo, é comum o governo aproveitar esses "talentos". O ano de 2020 foi marcado por muitos ataques cibernéticos, principalmente por estarmos mais online devido à pandemia. Perfis falsos nas redes, contas hackeadas e até apagadas no YouTube, golpes virtuais em aplicativos de bancos, novos vírus pelo WhatsApp e e-mail e por aí vai.

O Tarde Nacional desta terça-feira (29) foi entender mais sobre o assunto com o especialista em Segurança da Informação, hacker ético e youtuber Gabriel Pato. Lembrando que este ano, o YouTube teve um aumento expressivo de canais por igrejas, instituições e pessoas físicas. 

Sobre o movimento Hacker Ético, ele esclarece que este é um profissional que atua pelo bem.

"A gente fala que os criminosos digitais, que fazem as invasões, tem o mesmo conhecimento, aplicam as mesmas habilidades que um profissional que atua pelo bem. Então, a gente busca a vulnerabilidade nas empresas que possam ser exploradas por invasores. Mas os Hackers Éticos são aqueles que atuam para ajudar as empresas para identificar esses furos e corrigir essas falhas. Então, é bem comum que algumas empresas contratem esse profissional. Existem vários pelo mundo que atuam de forma independente buscando vulnerabilidade em empresas", conta o youtuber.

Na entrevista, ele comenta sobre o aumento de atividades criminosas na internet em todas as esferas. Possivelmente, porque fomos muito mais digitais em 2020. Especificamente no YouTube, que é um golpe mais recente, Gabriel tem analisado que as invasões tem vindo de um grupo da Rússia que tem foco em roubar canais de YouTube. Na verdade, os que tem uma boa base de seguidores. "Eles entram em contato com os criadores de conteúdo que tem canal no Youtube, geralmente falando ser uma empresa que está interessada em monetizar aquele canal, ou que deseja estabelecer uma parceria. Só que essa parceria, obviamente, é falsa. E nas compras, ele acaba enviando um programa que esse youtuber deveria instalar para seguir com essa parceria. E que, na verdade, é um vírus que faz o roubo das informações para roubar esse canal", explica o especialista.

Mas que utilidade teria isso? Aprenda como se proteger. Segundo Gabriel já existem hackers focados em buscar vulnerabilidade em carros inteligentes. 

Confira a entrevista completa, no player acima. Acesse aqui o canal do Gabriel Pato. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 29/12/2020 - 17:03 e atualizado em 29/12/2020 - 16:50

Mais do programa