Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ONG leva atividade física virtual gratuita a lares de idosos

Falta de atividade aumenta mais ainda o risco de contaminação pelo coronavírus e outras comorbidades

Tarde Nacional

No AR em 28/12/2020 - 13:40

Programa Envelhecer Saudável, realizado pelo Instituto Sempre Movimento (ISM), promove aulas on-line para que idosos de diversas regiões do país possam fazer atividade física de suas casas. A necessidade de isolamento forçou desde a suspensão de tratamento para evitar idas ao hospital até o fim de atividades ao ar livre - interrompendo exercícios físicos. A consequência disso foi não só um sedentarismo muito prejudicial como um aumento no sentimento de solidão. Para aliviar essa condição, o instituto lançou o programa de promoção de saúde para idosos em ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) e comunidades em diversos pontos do país, principalmente no RJ e SP. 

Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta segunda-feira (28) conversa com a diretora do Instituto Sempre Movimento, Amanda Costa. "O programa surgiu justamente de se olhar a situação dos idosos em vulnerabilidade social, a situação deles num contexto de isolamento dado pela pandemia e sem acesso à serviços que pudessem fortalecer eles enquanto saúde e indivíduos. Enquanto Instituto na região de São Paulo a gente atendeu mais de 215 lares de idosos, mais de 13.800 idosos foram atendidos pelo Instituto num braço de urgência da pandemia", afirma Amanda Costa.

Na entrevista, ela destaca que a falta de atividade física afeta não só o contágio pelo coronavírus mas também o risco de outras comorbidades. Sobre o programa, Amanda explica ainda a importância de se fortalecer não só a saúde física mas também emocional. "A gente leva o movimento para a vida porque são idosos vulneráveis, de diferentes partes do Brasil. Mais do que entregar pra eles uma série de 3 de 15, com professor na frente da telinha, é ensinar pra eles a fazer escolhas saudáveis que fortaleçam a sua vida. Mas o que nós como instituição podemos fazer? E não é o exercício perfeito de academia não! Eu tô falando de movimento para a vida. O Brasil é o 3º país da América Latina mais sedentário", acrescenta a diretora da ONG. 

Quer saber como participar? WhatsApp (11) 98010-2446 e contato@sempremovimento.org.br Veja também dicas de como se exercitar. Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 28/12/2020 - 16:11 e atualizado em 28/12/2020 - 15:50

Mais do programa