A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 214 estabelece a criação, na forma de lei, de um plano nacional de educação, e elenca seus principais objetivos. É no texto constitucional, portanto, que está a base formal para a instituição do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como do estabelecimento de suas metas e estratégias.
O Tarde Nacional desta sexta-feira(11) conversou com a Diretora de Relações Internacionais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Heloisa Hollnagel sobre o dia do Plano Nacional de Educação.
Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. A especialista destacou o aumento das graduações no país e que agora a meta é ampliar para a formação de mestres e doutores para 60 mil ao ano, melhorando a pesquisa no país. Heloisa falou do trabalho que está sendo desenvolvido na Capes e o aumento do número de titulados com formação no Brasil e no exterior e ainda estimular a fixação dos titulados em todas as regiões do país.
Clique acima e ouça a entrevista.
Apresentação de Márcia Dias e Cezar Faccioli
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Rádio Nacional da Amazônia.