Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda a importância do estudo arqueológico no Brasil

Segundo especialista, há toda uma quantidade gigantesca de informações e para todos os segmentos que não são explorados no país

No AR em 11/01/2021 - 13:30

No noticiário, a gente ouve volta e meia falarem sobre sítios arqueológicos e descobertas de fósseis. Mas será que a gente sabe a importância de tudo isso para o Brasil? Você sabia, por exemplo, que há um segmento da arqueologia brasileira ligado ao licenciamento ambiental? Sobre este papel da arqueologia, o Tarde Nacional conversou com o arqueólogo e diretor-geral da Brasil Arqueológico, Marcus Albuquerque.

Ele ressalta que é importante se resgatar um passado cultural onde parte do patrimônio imaterial é captado e com isso se preserva tradições para as gerações futuras. 

Na entrevista, ele também destaca a importância da arqueologia histórica - do Descobrimento do Brasil pra cá - para processos de restauração de monumentos. Outra grande vertente da arqueologia, segundo o especialista, é o turismo. "E isso não se refere apenas ao Brasil. Pois existem vários países cujo percentual do seu PIB deve-se muito aos achados arqueológicos que são devidamente explorados. O que não é o caso do Brasil. Nós não valorizamos muito o turismo de uma maneira geral. E sobretudo esse turismo arqueológico", aponta Marcus.

O arqueólogo cita, inclusive, que há trabalhos ligados a patologia. Portanto, a arqueologia poderia colaborar com estudos sobre a pandemia atual e várias epidemias passadas. Recentemente foi descoberto em uma obra um cemitério indígena, em São Paulo. Mas a arqueologia não se restringe ao passado somente ela pode inclusive estudar a sociedade atual. 

Você sabe citar, de cor, alguns sítios arqueológicos que temos? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 11/01/2021 - 15:31 e atualizado em 11/01/2021 - 15:11