Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Grupo Aconchego lança livro sobre adoção tardia

Com lançamento oficial previsto para 15 de janeiro, obra foi escrita por 39 mães e pais por adoção

No AR em 07/01/2021 - 15:30

O Grupo Aconchego, de Brasília, pré-lançou em dezembro de 2020 o livro Adoção tardia. Relatos de famílias nascidas de uma escolha. Com o objetivo de divulgar mais sobre o assunto, todas as vendas da publicação serão repassadas em benefício dos diversos projetos da ONG, como: o apadrinhamento afetivo, a centelha e a família acolhedora. Para falar mais sobre este trabalho, o Tarde Nacional conversou com a voluntária do Aconchego e também autora do livro, Fátima Moraes. Mãe de 6 filhos, 3 biológicos e 3 por adoção. Ela conta um pouco da sua história junto à instituição.

Segundo ela, a obra - a ser lançada oficialmente no dia 15 de janeiro - foi escrita por várias mãos.

"Foram 39 pais e mães por adoção que se uniram para registrar suas histórias. Tudo isso nasceu nas reuniões que a instituição faz um sábado por mês, orientados pelo grupo de apoio à adoção do Aconchego. Esse encontro que nós fazemos se chama adoção tardia, que são crianças que vem um pouco mais tarde para terem seus pais e suas mães. Ou seus pais ou só as suas mães. Então, a sugestão veio de dentro do próprio grupo. A ideia começou em 2018 e em 2019 nós construímos as histórias", conta a autora, que na publicação escreveu um cordel. 

Na opinião da voluntária, infelizmente, ainda existe um tabu principalmente para a adoção de crianças mais velhas. Que por, possivelmente, essa criança já ter uma história ela não vá ser bem-sucedida ou que o pai/mãe não vá conseguir orientá-la da melhor forma. "É comum acharmos que essa pessoa é muito corajosa por adotar uma criança mais velha. Mas é preciso mostrar e abrir um pouco os olhos das pessoas. É fundamental essa interação com o grupo de apoio à adoção. Se eu tivesse tido esse suporte na época, eu teria sido uma mãe muito melhor", afirma Fátima, que comenta ainda na entrevista, o momento certo de dizer a criança que ela é adotada. 

Interessados em adquirir a publicação devem entrar em contato pelo e-mail: contato@aconchegodf.org.br ou pelo fone (61) 98473-6363. A taxa de envio pelos Correios é de R$ 10,00.

Quer saber como adotar? Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 07/01/2021 - 16:54 e atualizado em 07/01/2021 - 16:24