Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba os cuidados que devem ser tomados durante passeios em cachoeiras

Ouça a entrevista com o Tenente Walmir Oliveira do corpo de bombeiros de Brasília, que também alerta sobre afogamentos em rios, praias e piscinas

Tarde Nacional

No AR em 06/01/2021 - 14:14

Quais os cuidados que devemos tomar durante passeios em cachoeiras, piscinas, clubes e praias nesta época do ano? Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Tenente Walmir Oliveira, integrante do Serviço Operacional de Informação Pública do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

O afogamento é um tipo de morte por trauma mas é classificado como causa morte prevenível. O entrevistado esclarece que há uma diferença entre a cabeça d'água e a tromba d'água. Quando existe o aumento súbito da água do rio e vem arrastando tudo o que existe ali isto é uma cabeça d'água; diferente da tromba d'água que é uma chuva muito forte que cai de forma muito concentrada.

O verão é o período que as pessoas encontram para desfrutar de lugares na natureza e essa época é propícia para ocorrências de cabeças d'água. Algumas dicas podem ajudar a reconhecer o perigo, como monitorar a formação de nuvens escuras.

Walmir destaca que a cabeça d'água não chega tão repentinamente, normalmente ela precede de um aumento do volume do rio, por isso o banhista deve procurar antes qual seria a rota de fuga e ficar alerta com a coloração da água e se perceber que em algum momento a cor da água começou a mudar é preciso sair para evitar acidentes.

Os dados do Boletim da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) são preocupantes: a cada 90 minutos, um brasileiro morre afogado. Homens morrem em média 6,8 vezes mais que as mulheres. Adolescentes têm o maior risco de morte. E 70% dos óbitos ocorrem em rios e represas, 59% das mortes estão na faixa de 1 a 9 anos e ocorrem em residências, sendo que  45% das mortes de crianças por afogamento acontecem no verão.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasíia.

 

 

Criado em 06/01/2021 - 15:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa