Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quer estudar de forma gratuita pelo celular? Conheça o AprendiZap

Até hoje, 129 mil alunos já estudaram pelo WhatsApp desde o lançamento em abril de 2020 e 802 professores usam a ferramenta com os seus alunos

No AR em 08/01/2021 - 15:27

O WhatsApp, rede social que foi tão criticada em 2020 pela proliferação das Fake News, pode ser usada também como "ferramenta para o bem", para a educação. Com o crescimento da internet exclusivamente pelo celular, o Whats tem se tornado o canal digital mais acessível e prático para a população. Prova disso é o AprendiZap, plataforma criada em 2019 pela Fundação 1Bi , que oferece experiências de engajamento e aprendizado com conteúdos de qualidade alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que rege todos os programas de educação nacional. Tá pensando em estudar para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio? Lá tem mais sobre este conteúdo também. 

Pensado para alunos de escolas públicas do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Já o AprendiZap Professores é voltado para os educadores de escolas públicas auxiliá-los no uso da ferramenta para alunos. Sobre o uso dessa ferramenta, mediada por professores, o Tarde Nacional conversou com a analista de produtos e soluções da Fundação 1Bi e criadora do AprendiZap, Débora Nunes.

"A ideia toda surgiu examente pelo WhatsApp ser um aplicativo tão popular. Hoje praticamente 99% de quem tem um smartphone tem o Whats instalado. E a gente pode usar essa ferramenta tecnológica para melhorar a educação. Então, a gente criou o AprendiZap para enviar conteúdo de qualidade, de um maneira prática, principalmete para alunos em situação de vulnerabilidade social. E, olhando para o nosso público - que é principalmente de alunos da escola pública - a gente sabe que 85% das famílias tem smartphone", esclarece a entrevistada, que é formada em Engenharia de Produção.

Débora acredita que esta é sem dúvida uma maneira mais prática e divertida de estudar. "Mesmo num período pós-ensino remoto o aluno irá querer continuar usando tecnologias que já estão no seu dia a dia para estudar. Além de ser extremamente prático, já que o aluno consegue interagir de acordo com a velocidade da internet e não precisa ficar carregando com uma página, por exemplo. Ou seja, ele pode conversar com o AprendiZap - que é automático e disponível o tempo todo, baixar todo o mateiral e estudar no momento em que ele puder estudar. A gente sabe que, às vezes só uma pessoa na família, tem este smartphone para usar", avalia ela.

Para acessar o AprendiZap é só mandar um "Oi" para o número (11) 97450-6763 e o conteúdo é enviado em pdf ou vídeo. 

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 08/01/2021 - 19:37