Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reajuste dos planos de saúde: o que o consumidor pode fazer?

Mensalidades podem ir às alturas a partir de janeiro. Saiba como agir em caso de abuso e veja o que o Idec está fazendo para barrar a medida

Tarde Nacional

No AR em 11/01/2021 - 14:30

As mensalidades dos planos de saúde podem aumentar mais de 40% com o reajuste e a recomposição de 2020. O que o consumidor pode fazer? Para analisar melhor essa questão, o Tarde Nacional conversou com o advogado e especialista em saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Matheus Falcão.

Ouça no player acima.

Ano passado, muitos trabalhadores não tiveram reajuste salarial, mas apesar disso as contas só aumentam.

Esse reajuste estipulado de 40% dos planos é legal?  Segundo Matheus, o rendimento da população realmente piorou com essa situação de crise econômica, mas como as pessoas usaram pouco os serviços de saúde em 2020 por ficarem mais em casa, as operadoras apresentaram bons resultados. Justamente por isso, o Idec e outras instituições de defesa do consumidor esperavam uma medida mais enérgica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em agosto do ano passado, a ANS chegou a suspender a aplicação de reajustes para os últimos meses do ano. Então, o Idec tem tentado via justiça reverter essa situação.

Menos contratos individuais

Na entrevista, o advogado afirmou que os contratos individuais para planos de saúde vêm diminuindo cada vez mais. Caíram em torno de 15% no ano passado. Atualmente, a maioria é feita em coletivos empresariais. Mas qual é o futuro do plano de saúde no Brasil? Matheus afirma que, mesmo em minoria, esses planos individuais têm mais proteção. Nos coletivos, por exemplo, não há teto para reajuste regulado pela ANS.

 

"Já vimos aqui no Idec reajustes de 40 a 60%. Realmente não tem limite. Nós defendemos que seria interessante sim que esse teto acontecesse também para os planos de saúde coletivos. A maior reclamação que nós recebemos é sobre esse reajuste elevado, onde o consumidor acaba muita das vezes não conseguindo pagar", observa ele, que acrescenta ainda que a inadimplência no setor é muito baixa.

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 11/01/2021 - 16:40 e atualizado em 11/01/2021 - 16:09

Mais do programa