Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sintomas da ansiedade podem ser confundidos com infarto

Ouça a entrevista com o cardiologista Roberto Yano.

No AR em 27/01/2021 - 14:40

Dor no peito, palpitação, falta de ar e tontura. Sintomas comuns nas crises de ansiedade são semelhantes aos do infarto, que exige uma ação rápida em busca de atendimento hospitalar, segundo o cardiologista Roberto Yano

“Muita gente confunde o transtorno de ansiedade com uma doença do coração. São os mesmos sintomas da pessoa que está infartando. Você tratar um infarto como se fosse uma crise de ansiedade, por exemplo, pode levar o paciente à morte. O tratamento é totalmente diferente, mas os sintomas podem ser semelhantes,” alerta o médico.

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, Yano explica algumas diferenças entre a dor no peito provocada pela ansiedade e pelo infarto. Ele orienta a sempre procurar atendimento hospitalar em caso de dor, já que apenas exames complementares, como o eletrocardiograma, podem confirmar o diagnóstico e afastar a possibilidade da dor ser decorrente de problemas cardíacos.

O Brasil é o país mais ansioso do mundo e tem cerca de 9% da população sofrendo com esse transtorno, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, sendo 350 mil mortes por ano apenas no Brasil, destaca Yano. Segundo ele, a orientação é manter exames de rotina com um cardiologista, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, reduzir o stress e dormir bem.

“A gente fazendo os exames de prevenção consegue descobrir se o paciente está doente bem antes dele ter o primeiro sintoma. Muitas vezes o primeiro sintoma pode ser fatal. Então, esperar ter dor no peito para procurar atendimento pode ser tarde demais", alerta.

 

 

 

Criado em 27/01/2021 - 16:31