Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional celebra o Dia Nacional da Bossa Nova

Além do presidente Bossa-Nova, que foi Juscelino Kubitschek, você sabia que Brasília tem também um Clube da Bossa? Neste mês, ele completa 20 anos com apresentações online

Tarde Nacional

No AR em 25/01/2021 - 13:40

Hoje (25) é o Dia Nacional da Bossa Nova, um dos mais importantes gêneros da música brasileira. A Bossa Nova ganhou destaque no mundo inteiro no final dos anos 50 e década de 60. O marco inicial foi a música Chega de Saudade, gravada no LP Canção do Amor Demais de 1958.

A canção foi imortalizada na voz de João Gilberto. A partir daí, um grupo de jovens músicos da zona sul do Rio de Janeiro somou forças na construção musical desse novo gênero que fazia referência ao samba e ao jazz. São mais de 60 anos de história. Mas você sabia que Brasília, a capital do país, tem um Clube que toca Bossa Nova?

Completando 20 anos neste mês de janeiro, o clube promove encontros musicais semanais e reúne entusiastas do gênero. Os encontros começaram na livraria Musimed na Asa Sul, depois passaram a ser realizados no Teatro Sílvio Barbato do Sesc. Desde a criação, o Clube da Bossa promoveu algo em torno de 500 shows. Entre as atrações nacionais que estiveram por aqui, estão Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Wanda Sá, e ainda  Os Cariocas e Lenny Andrade. Neste momento de pandemia, as apresentações estão acontecendo por meio do canal do YouTube

Sobre as comemorações do dia e do clube, o Tarde Nacional conversou com o presidente do Clube Bossa Nova do Brasil, Celso Lobato e com o guitarrista, arranjador, compositor e entusiasta da Bossa Nova, Bruno Mangueira.

Na oportunidade, Celso lembra que a Bossa Nova teve seu auge nos anos 60 por um encontro que o tempo não repete: Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto. A primeira apresentação do Clube da Bossa Nova, em Brasília, foi durante a inauguração do Museu Nacional da República. Na oportunidade, Celso lembra, subiram aos palcos Os Cariocas.

Para Bruno, o gênero acabou ganhando um espaço especial no meio do jazz garantindo assim uma grande projeção internacional. "Era uma mistura da música brasileira com o jazz. Também como uma influência do bolero, que teve uma projeção muito grande naquela época, por causa da indústria dos EUA. Mas a Bossa Nova trouxe uma consolidação de um formato que foi mais facilmente assimilado no exterior. Ao mesmo tempo que mantinha uma originalidade com a música brasileira", destaca o guitarrista. 

Tom e Vinícius? Quem influenciou quem? Ainda se compõe nesse gênero? Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 25/01/2021 - 16:40 e atualizado em 25/01/2021 - 16:32

Mais do programa