Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TCC avalia utilização de cães com crianças em consultórios odontológicos

Trabalho a ser apresentado em fevereiro de 2021, continuará sendo pesquisado por professores e alunos da PUC-Campinas

No AR em 05/01/2021 - 15:30

Uma linha de pesquisa da Universidade Pontifícia Católica (PUC), de Campinas, avalia técnicas de redução de ansiedade em crianças durante tratamento na área de saúde. Esses trabalhos motivaram alunos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da Faculdade de Odontologia a estudar a utilização de cães para acalmar crianças e adolescentes que normalmente apresentam medo do dentista e do tratamento. O TCC será apresentado em fevereiro de 2021 e depois outro grupo continuará os estudos.

Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com o professor e orientador do TCC, Sérgio Luiz Pinheiro. Segundo ele, a criança tem uma certa aversão com os trabalhadores de roupa branca. E isso costuma gerar uma ansiedade muito grande.

"Então, algumas crianças precisam fazer sedação e até anestesia geral. Outras, o dentista - com o consentimento dos pais - tem que segurar um pouquinho para poder anestesiar. Pois é um ambiente desfavorável sim e para vários adultos também. E a odontopediatria tem algumas alternativas para você tentar a redução da ansiedade no tratamento", esclarece o pesquisador.

Na entrevista, ele cita que a universidade fez uma parceria com algumas ONGs que já trabalham com estes animais, que apresentam certas características para permanecerem nos consultórios odontológicos. E como a criança tem o contato com este animal? "A gente fez uma parceria com uma ONG que se chama patas terapeutas. Também existe uma outra que se chama Medicão, aqui em Campinas. E essas ONGs fazem os treinamentos com os voluntários e os cães. O cão precisa se dócil, tem que ser treinado, tem que estar com a parte das vacinações em dia para que você possa levar num ambiente ondontológico para o atendimento de crianças. O cão muda o foco da criança. E isso tudo humaniza o atendimento, o que tornará essa criança um adulto menos fóbico", acrescenta o professor, que relata que muitas dessas crianças foram atendidas durante a pandemia em meio aquelas máscaras e tudo. 

Quem tiver interesse em conhecer as pesquisas ou participar como paciente pode entrar em contato com o professor Sérgio pelo e-mail: slpinho@puc-campinas.edu.br

Quer saber mais sobre este trabalho ou o uso do laser? Ouça a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 05/01/2021 - 16:49 e atualizado em 05/01/2021 - 16:38