Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o projeto Carroças do Futuro, que está testando carroças elétricas e de bambu

Projeto da ONG Pimp My Carroça visa melhorar as condições de trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis no país

Tarde Nacional

No AR em 24/02/2021 - 15:30

Criada pela ONG Pimp My Carroça, o projeto Carroças do Futuro visa melhorar a condição de trabalho, renda e saúde dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no país. Agora, eles estão em fase de testes das carroças elétricas e de bambu desenvolvidas para esses catadores. Sobre essa proposta, o Tarde Nacional conversou com o fundador da ONG e criador do premiado aplicativo Cataki, Thiago Mundano. Segundo ele, é preciso inovar também junto a esses trabalhadores que no Brasil chegam a aproximadamente 1 milhão de profissionais. 

Afinal, se o mundo está evoluindo porque deixarmos esses catadores e catadoras em carroças caindo ou muito das vezes improvisadas? "A gente com tanta tecnologia deixar nossos super-heróis, que salvam diariamente o planeta, com veículos precários e primitivos. Então, a ONG colocou esse objetivo de trazer carroças elétricas com motor não-poluente, que é de energia renovável, para esses catadores que chegam a levar mais de meia tonelada por dia", esclarece ele que fala ainda sobre o aplicativo Cataki, que funciona como uma espécie de Uber da reciclagem. 

Com mais de 200 mil downloads desde sua criação em 2017, o Cataki - que é gratuito - tem um total de 4.700 catadores cadastrados na plataforma em mais de 500 cidades. Só na capital paulista são 1.559. Na entrevista, Thiago destaca ainda que pelo menos 65% dos municípios brasileiros não tem acesso a um programa de reciclagem municipal e quando tem não quer dizer que ele funciona. "Todo o recurso do serviço fica com o catador. Em 2019, o aplicativo já tinha aumentado a renda desses trabalhadores em média 63,9%, o que é um ganho considerável. Então, ele vem ajudando a reciclar mais e a valorizar esses profissionais tão importantes para o desenvolvimento ambiental e econômico", finaliza o entrevistado.

Você sabia, por exemplo, que 98% das latinhas são recicladas pelo trabalho deles? Thiago esclarece também como separar esse material para reciclagem. Segundo ele, cada brasileiro gera em torno 1kg de resíduos sólidos por dia. 

Saiba mais sobre o trabalho da ONG e acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 24/02/2021 - 18:17 e atualizado em 24/02/2021 - 18:03

Mais do programa