Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conselho de Biologia alerta sobre doenças mais incidentes no verão

Ouça a entrevista com o biólogo Sérgio Bocalini

Tarde Nacional

No AR em 10/02/2021 - 13:26

O Conselho de Biologia alerta sobre doenças mais incidentes no verão. Afinal, essa época de calor e chuvas cria condições para proliferação da dengue, zika, chikungunya, febre amarela, leishmaniose, leptospirose e doenças gastrointestinais.

Sobre o assunto o Tarde Nacional conversou com o biólogo Sérgio Bocalini, conselheiro do CRBio-01 e vice-presidente executivo da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag).

O entrevistado informou que além da covid -19, outras doenças são de notificação compulsória e o sistema de saúde precisa ser notificado da ocorrência delas. Ele alerta que as doenças gastroentestinais podem provocar grande impacto na população e são de grande preocupação para a saúde. Bocalini também destaca que as pessoas precisam ficar atentas a exposição dos raios solares mais intensos e ao uso de protetor solar, que deve ser rotineiro.

No calor a alimentação inadequada pode causar problemas gastroentestinais muito sérios com comidas muito pesadas e gordurosas . É importante as pessoas prestarem bastante atenção que essas doenças podem ter vetores mecânicos na transmissão e contaminação de alimentos como as pragas urbanas, baratas e formigas por exemplo. Por isso é necessário cuidar da higienização dos ambientes para manter os espaços livres da presença desses animais e evitar consequências indesejáveis.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 10/02/2021 - 14:32

Mais do programa