Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia 28 é o Dia Mundial de combate a LER/DORT

Doença antes relacionada ao trabalho pode ser vista hoje com o uso excessivo do celular e até hábitos de má postura

No AR em 26/02/2021 - 15:30

O Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é lembrado neste domingo (28). Você já ouviu falar nessa doença ou conhece alguém que já teve? A sigla LER é também conhecida por Lesão por Trauma Cumulativo (TLC). Segundo a Previdência Social, a LER/DORT segue há anos como uma das doenças mais frequentes relacionadas ao trabalho.

Para tirar dúvidas sobre essa doença, o Tarde Nacional desta sexta-feira (26) conversou com a coordenadora da comissão científica de LER da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Anna Maia.

Confira no player acima.

Anna afirmou que a LER/DORT é qualquer desequilíbrio que ocorra em nas articulações.

 

"Um movimento, uma sobrecarga ou uma repetição excessiva vai impedir que aquele movimento elegante e leve do ser humano ocorra com a perfeita coordenação", afirmou.

 

A médica lembra ainda que a LER não ocorre somente no contexto de trabalho. 

 

"Ele ocorre em hobbies, nas atividades físicas, entre outras coisas. Além, é claro, de más posturas no trabalho ou tarefas executadas com muita rigidez e metas estreitas. Então, existem também os fatores organizacionais e psicossociais que podem colaborar no desenvolvimento de um distúrbio muscular osteomuscular relacionado ao trabalho. Que pode ser uma lombalgia, uma tendinite ou qualquer outra forma", explicou.

 

Ela chama a atenção para os jovens também e reforça que trabalhos fora do escritório também podem causar LER/DORT.

Mas como fazer esse diagnóstico? E o uso do celular pode causar LER também? Como fazer as pausas laborais? Na entrevista, Anna citou ainda o trabalho precário em tempos de home office, quando muitos estão em casa sem uma devida estrutura. Sem falar no estresse, que acaba por gerar tensões no corpo também. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 26/02/2021 - 17:45 e atualizado em 26/02/2021 - 17:35