Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diagnóstico precoce é fundamental no câncer infanto-juvenil

Ouça a entrevista da chefe da Seção de Pediatria do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Sima Ferman

Tarde Nacional

No AR em 15/02/2021 - 15:04

Hoje (15) é Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. Com características celulares diferentes dos tumores que acometem os adultos, as crianças respondem melhor à quimioterapia e as chances de cura são superiores a 80%, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

“Quando a gente detecta a doença numa fase mais inicial é mais fácil de tratar, o paciente tem mais chances de ficar curado e até com menos complicações relacionadas à doença ou ao próprio tratamento”, explica a chefe da Seção de Pediatria do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Sima Ferman.

Segundo Ferman, os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas. Os pais devem ficar atentos às queixas persistentes das crianças e fazer um acompanhamento regular com o pediatra, uma vez que os sintomas do câncer podem ser semelhantes a outras doenças.

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, Sima Ferman explicou também como funciona o Inca, qual o tipo de estrutura destinada às crianças e como é feito o atendimento humanizado.

 

 

 

 

 

Criado em 15/02/2021 - 15:28

Mais do programa