Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta que canela pode auxiliar no controle do diabetes

Ensaio clínico foi realizado com 140 pessoas com diabetes tipo 2 de unidades básicas de saúde em Parnaíba (PI)

Tarde Nacional

No AR em 22/02/2021 - 15:30

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que a canela pode ajudar no controle do diabetes. O Tarde Nacional conversou com José Claudio Lira, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e autor do estudo, para falar sobre a pesquisa.

Confira no player acima.

José contou como surgiu a ideia da pesquisa.

 

"Nas minhas buscas por tentar encontrar um produto que fosse acessível, que fosse barato, que pudesse complementar o dia a dia da pessoa que tem diabetes. Eu busquei por fitoterápicos. E encontrei a canela, que ainda não era muito pesquisada no Brasil, só o apelo popular. O nosso estudo é um ensaio clínico, ou seja, é o mesmo estudo conduzido para sabermos a eficácia das vacinas contra a covid, por exemplo", esclareceu.

 

O estudo foi realizado entre agosto e dezembro de 2019, durante três meses, com 140 voluntários com idade entre 18 e 80 anos com diabetes tipo 2 de unidades básicas de saúde em Parnaíba (PI). O índice de hemoglobina glicada dos pacientes é maior ou igual a 6,0%. 

Na entrevista, o professor explicou os tipos de canela e as propriedades. Segundo ele, o que irá importar para esses pacientes é se especiaria é sem açúcar e fubá de milho.

De acordo com Cláudio, para quem não gosta de canela, o gengibre em pó também serve para controlar a hemoglobina. Já há testes promissores com alimentos como maracujá e cúrcuma. 

E a canela, é um produto barato? O professor garante que sim, pois chega a custar R$ 0,80 até R$ 4,50 em alguns mercados, além de ser um produto muito popular. 

O próximo passo agora, segundo Cláudio, é recomendar esse uso no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Tags:  canela diabetes

Criado em 22/02/2021 - 17:25 e atualizado em 22/02/2021 - 17:21

Mais do programa