Hoje é o Dia da Navegação no Rio São Francisco, que tem grande importância para o país pelo volume de água que circula em uma região semi-árida, pelo potencial hídrico e por sua contribuição histórica e econômica para a região.
O Velho Chico também é chamado de rio da integração nacional, ele passa por sete estados, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Suas águas passam por 521 cidades e apoiam o abastecimento das casas, a irrigação de plantações, a geração de energia e a navegação. No nordeste o São Francisco representa ali cerca de dois terços da disponibilidade de água doce da região.
Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Israel Barreto, Conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF e representante da Associação dos Proprietários Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro.
"O Rio São Francisco é o pai do nordestino, é esse rio que dá vida para todo o nordeste" disse Israel Barreto.
A navegação continua mas não tem o potencial que existia antigamente por causa da estiagem que houve nos últimos anos, mas o transporte continua funcionando apesar do rio baixo ainda é possível fazer a navegação em alguns trechos.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília