Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro

Criada em 2014, campanha Viva Seu Município estimula prefeituras a levarem seus gabinetes às ruas para se aproximar mais dos cidadãos

No AR em 23/02/2021 - 15:30

Os municípios celebram nesta terça-feira (23) o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Anualmente, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as entidades municipalistas estaduais promovem a campanha Viva Seu Município com o objetivo de reforçar a importância dessa data e fortalecer a gestão compartilhada entre prefeitos e a população em prol do desenvolvimento da cidade. Por conta da pandemia da Covid-19, uma das ações previstas será a realização de lives pelas prefeituras e entidades municipais como forma de engajar os cidadãos.

A iniciativa foi criada em 2014 para fazer a integração entre comunidade e o gestor local. Para saber mais sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com o consultor da área de estudos técnicos da CNM, Eduardo Stranz. Segundo ele, esse é o dia sobretudo de cada pessoa celebrar seu espaço físico, reivindicar melhorias, mas também entender como funciona nosso complexo sistema federativo do Brasil. "A criação do dia, foi a partir, de uma proposta de Lei do Congresso Nacional. O Movimento é um conjunto de pessoas que acreditam que o poder local é a parte mais importante de qualquer sistema federativo", esclarece Eduardo, lembrando ainda que a ideia era a de que os prefeitos locais, secretários e vereadores pudessem abrir as prefeituras para conversar com seus moradores. 

Até porque se o lixo não foi recolhido, se a iluminação pública não está funcionando ou se tem problema de segurança o cidadão irá reclamar isso na prefeitura. Já que ele não tem acesso ao governador ou ao presidente da República. "Então, o prefeito é o Estado propriamente dito", afirma o consultor. De modo a atender os 5 mil municípios, a CNM faz um conjunto de sugestões para melhor auxiliar o cidadão. Na entrevista, Eduardo destaca ainda que em Brasília eles (a CNM) fazem nesse dia uma maior aproximação com os deputados e senadores. Para o ouvinte interessado em participar, basta entrar no site do seu município. 

Quer saber mais como essa história começou? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 23/02/2021 - 18:53 e atualizado em 23/02/2021 - 18:43