Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você conhece alguma empresa júnior de química?

Hoje, cerca de 29 mil universitários são engajados no Movimento Empresa Júnior, por meio de 1.300 empresas juniores que realizam mais de 30 mil projetos por ano

No AR em 25/02/2021 - 15:30

Você conhece alguma empresa júnior (EJ) de química? Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), entidade que reúne as federações estaduais de negócios acadêmicos, existem, atualmente, 103 empresas juniores no Brasil que atuam na área de química. O que daria, em torno, de 1.280 estudantes de 61 Instituições de Ensino Superior. Neste movimento, são cerca de 29 mil universitários engajados por meio de 1.300 empresas juniores que realizam mais de 30 mil projetos por ano.

Para falar mais sobre esse mercado, o Tarde Nacional desta quinta-feira (25) foi conhecer o trabalho de uma dessas empresas de química, a QuímEJ, criada em 2017, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a finalidade de prestar serviços de consultoria e soluções na área de química para o Triângulo Mineiro e região. Nós conversamos com o professor da UFU e tutor da QuímEJ, João Flávio da Silveira. Mas você sabe o que é uma empresa júnior? Segundo o professor, a empresa júnior é criada no ambiente universitário, gerenciada exclusivamente por alunos de graduação do curso na universidade e não possui fins lucrativos. Neste universo, os professores tem a função de tutores. 

Do ponto de vista do aluno, ele acredita que o principal enriquecimento de sua formação é a empresa júnior. Pois só nas aulas normais não é possível aprender tudo. Até porque ao contrário do que muitos pensam a química é muito versátil, sendo uma área com atuação muito grande. "E com as EJs a gente pode atuar junto a esses empresários e indústrias para resolver problemas, para propor novas soluções como consuloria. E todos tem muito a ganhar pois dentro da universidade temos profissionais muito capacitados para essa troca. Ganha o aluno que ganha essa experiência e o mercado que melhora seus processos", esclarece o professor, que é também doutor em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ainda na entrevista, João comemora a grande parcela de alunos - da primeira geração da EJ -  que já estão empregados e em áreas que antes a universidade nunca tinha conseguido alocar. Como empresas grandes de MG, SP e até de Brasília. A QuímEJ presta também consultoria e ensino em Feiras de Ciências. 

Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 25/02/2021 - 18:20 e atualizado em 25/02/2021 - 18:09