Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Covid-19: Projeto que combate fake news é premiado na FEBRACE

Além do "Checker News", alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) desenvolveram também um e-book para checagem das notícias

No AR em 30/03/2021 - 14:30

Por que as notícias falsas se propagam com mais facilidade do que aquelas comprovadas? O que explica a rapidez dessa divulgação? Para Styves Barros Miranda, autor do premiado projeto "Checker News" e estudante do curso de Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), as fake news são feitas para serem compartilhadas com o máximo de pessoas possível.

"Então, o conteúdo delas é feito para agradar ou gerar discussões que levem as pessoas a compartilhar. O desespero, principalmente neste período de pandemia, faz com que as pessoas compartilhem essas notícias ao invés das verdadeiras", observa ele. O projeto foi premiado, em primeiro lugar, na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada todo ano na Universidade de São Paulo (USP), com estudantes do ensino fundamental, médio e técnico. 

O projeto que já tem um ano teve duas frentes: a primeira através do Instagram e a segunda de levar autonomia para as pessoas. Por lá, eles publicaram também boas notícias, aquelas que trazem esperanças. Ainda sobre o projeto, o Tarde Nacional desta terça-feira (30) conversou com a coautora do "Checker News" e também aluna do IFBA, Laura Rodrigues. 

Em 2020, eles lançaram inclusive um Guia Educativo de Combate às Fake News em Tempos de Covid-19. O principal objetivo do e-book é ensinar as pessoas como identificarem a veracidade de uma notícia. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 30/03/2021 - 19:54