Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série animada “Causos de Medo” recorda histórias típicas do Nordeste

A primeira temporada, com 3 episódios, já está disponível nas redes sociais do projeto

No AR em 12/03/2021 - 15:35

Você que está aí buscando uma oportunidade para se entreter em meio à essa pandemia, lockdown e toque de recolher. Que tal uma série animada de horror com contos baseados em fatos reais? A primeira temporada, com 3 episódios de 3 a 5 minutos, lançada em janeiro de 2021 já está disponível nas redes sociais do projeto. Confira aqui os vídeos no YouTube. Com apoio do Sebrae/PI, a animação traz histórias de lendas e mitos piauienses. 

Sobre esse trabalho, o Tarde Nacional desta sexta-feira (12) conversou com o diretor da série, o cineasta piauiense Bruno Paes. Quem já teve essa experiência em acampamentos ou até na praia, em algumas cidades? Segundo ele acredita, essa experiência ainda persiste hoje no interior, mesmo que numa escala bem menor. Na entrevista ele comenta, inclusive, que o hábito de fogueiras sempre foi comum no interior e não somente em épocas juninas. "As pessoas gostam de acender uma fogueira e se reunir. Fica ali fofocando, contando essas histórias", lembra Bruno.

Mas será que sem hábitos como andar a pé ou viver em meio à escuridão, mitos e lendas ainda assustam? De acordo com Bruno, sim. Pois é exatamente nessas áreas mais rurais, e regiões isoladas, que essas histórias ainda persistem. "Aqui, eu vivo em uma cidade do interior, que é São Raimundo Nonato. Mas dentro da cidade tem áreas mais rurais, onde essas histórias ainda persistem. Dentro do ambiente mais urbano ainda tem assim, de vez em quando, mas não há mais aquele hábito de se reunir só para isso. Portanto, o nosso esforço com a série é fazer com que essa tradição oral não se perca, ainda possa ser acessada", finaliza o entrevistado, sobre a importância de se resgatar essa memória. 

Quer saber mais sobre o processo de criação? De acordo com o cineasta só para essa primeira parte da pesquisa já são mais de 30 causos registrados. Então, aguardem que vem mais animação por aí!

Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 12/03/2021 - 19:27 e atualizado em 12/03/2021 - 18:37