Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista explica como funcionam os teste de vacinas em crianças

Ainda que não sejam a faixa prioritária, alguns protocolos como da Pfizer já estão testando a vacina em crianças acima de 5 anos. Da Coronavac, acima dos 3 anos, e da Janssen, acima dos 2 anos

No AR em 29/03/2021 - 13:30

Como são esses testes de vacinas em crianças? Em entrevista ao Tarde Nacional desta segunda-feira (29), o infectologista e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri, explica que "esses testes são os mesmos realizados em adultos. Passam essas fases iniciais, que a gente chama de pré-clínicos, de modelos de animais. Depois estudos de fase 1 de segurança e de resposta imunológica. Eles são abreviados porque nós já conhecemos muito do comportamento dessa vacina. Então, eles praticamente vão para os últimos estágios de eficácia e segurança. Que são os casos de fase 3", esclarece o especialista.

O médico afirma ainda que as crianças estão sendo estudadas agora para boa parte das vacinas. Tanto da Coronavac, quanto a de Oxford, da Pfizer e da Janssen. "Inclusive em bebês, no primeiro e segundo ano de vida, adolescentes e crianças mais velhas para que a gente conheça se a vacina vai ter o mesmo desempenho. Então, esses estudos são feitos com todo o rigor científico que são feitos nos adultos também", avalia Kfouri.

Na entrevista, ele menciona os diversos protocolos de estudo para cada tipo de vacina em crianças contra o coronavírus. Mas porque ainda não vacinaram as crianças? Segundo o infectologista, o índice de contágio da covid-19 em crianças tem sido inferior a 3%. "Por isso que ainda não há esta prioridade de vacinas anti-covid em nenhum país. Mas é claro, que existem nesse quadro aquelas crianças e adolescentes com doenças crônicas, transplantadas e diabéticas que precisam de maior atenção", finaliza.

E quanto a vacinação nas grávidas e lactantes? Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tags:  vacina COVID

Criado em 29/03/2021 - 19:14