Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pandemia aumenta em 20% os acidentes domésticos com crianças

Médico ortopedista fala sobre os primeiros cuidados antes de se levar ao hospital, caso precise

No AR em 12/04/2021 - 15:30

Com a pandemia e o isolamento social, os pais precisaram se adaptar a rotina para ficar mais tempo com a criançada em casa. Os cuidados são os mais diversos possíveis. Desde uma simples queda até alguma queimadura no fogão.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta segunda-feira (12), o médico ortopedista David Nordon, que atende em hospitais em São Paulo, afirmou que esse aumento de 20% nos acidentes domésticos entre crianças é mais uma previsão do que propriamente um estudo científico. São mais relativos a atendimentos hospitalares. E como todos querem evitar o hospital em tempos de covid vale ouvir toda a conversa para aprender como prevenir esses acidentes dentro de casa. 

Existe, por exemplo, algum tipo de proteção nas tomadas? O especialista chama atenção também para a cozinha que é sempre um dos lugares mais perigosos da casa. "Então, prestar atenção em produtos cortantes como facas. Com forno ligado, a criança não deve nem entrar na cozinha. Colocar objetos cortantes também fora do alcance da criança. Uma alternativa muito interessante é colocar uma cadeira, na pia por exemplo, para a criança ficar junto com você", adianta o médico, já que muito desses "acidentes" surgem por curiosidade. 

Nordon apontou ainda que as ocorrências mais comuns entre as crianças costumam ser de quedas, engasgos, queimaduras, ingestão de produtos químicos e afogamentos. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 12/04/2021 - 18:07