Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores do Paraná apresentam soluções para monitorar a qualidade da água

Ouça a entrevista com o professor Fábio Teodoro de Souza, um dos autores do estudo

No AR em 27/04/2021 - 14:32

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) apresentaram, recentemente, soluções para monitorar a qualidade da água no país. A abordagem inédita utiliza técnicas de mineração de dados para fazer a análise crítica dos programas de controle. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta terça-feira (26) conversou com o professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da universidade e um dos autores do estudo, Fábio Teodoro de Souza. Segundo ele, o monitoramento é feito com as águas dos rios urbanos, o que já é uma atividade prevista pelos orgãos ambientais.

"Essa nossa pesquisa olha para o histórico de 11 anos de monitoramento de duas bacias hidrográficas na região metropolitana de Curitiba: o rio Palmital e o rio Piraquara. A grande contribuição da pesquisa está ligada a redução dos custos e do tempo dos programas de monitoramento. Hoje com a nossa metodologia baseada em análise estatísticas é possível determinar muitas variáveis sem precisar medi-las. Já que muitas variáveis demandam ensaios de laboratórios e isso implica em custos maiores, mão de obra qualificada, equipamentos sofisticados e etc", esclarece o professor. 

Na entrevista, Fábio cita também que o monitoramento das águas é uma atividade de grande abrangência que envolve diferentes disciplinas como: a saúde pública, o controle da poluição hídrica, o monitoramento de águas de abastecimento e balneabilidade, a gestão e planejamento urbano, entre outras.

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 27/04/2021 - 19:25