Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha Maio Verde alerta para a prevenção do glaucoma

Doença silenciosa ainda não é mais sentença de cegueira, prevenir ainda é o melhor remédio

Tarde Nacional

No AR em 26/05/2021 - 13:30

Hoje, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A forma de prevenção da doença é fazer o diagnóstico logo nos estágios iniciais, o que pode evitar problemas mais graves como a cegueira, caso o glaucoma não seja descoberto a tempo. Pensando nisso, acontece ao logo de todo esse mês, a campanha Maio Verde que visa lembrar a importância do diagnóstico precoce da doença. Sobre esse assunto tão importante, que atinge pelo menos, 1,5 milhão de brasileiros e quase 80 milhões de pessoas no mundo, o Tarde Nacional conversou com Augusto Paranhos Jr., professor da Escola Paulista de Medicina e presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).

Segundo o professor, "existem mais de 30 tipos de glaucoma. Mas a forma mais frequente é a chamada glaucoma de ângulo aberto, que a gente não consegue evitar propriamente mas consegue evitar as consequências. Que é o tratamento antes de ter uma lesão no nervo ótico. O glaucoma é a morte da célula que faz a conexão do olho com o cérebro e essa célula não se regenera. Então, a prevenção dessa doença silenciosa evita a progressão", esclarece o especialista.

Na entrevista, ele cita os fatores de risco como: a questão da herança genética e pessoas acima dos 40 anos. "Todo mundo que tem um caso de glaucoma na família precisa ser examinado de forma cuidadosa. Assim como ter pressão alta no olho", alerta Augusto.

Confira a entrevista completa, no player acima. E saiba mais sobre a doença aqui no site da SBG. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 26/05/2021 - 14:36

Mais do programa