Com o adiamento da votação do PL 399/15 que regulamenta o plantio da cannabis para fins medicinais por tempo indeterminado. OTarde Nacional desta quinta-feira (20) conversou com Bruno Pegoraro, presidente do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (IPSEC), para saber mais como está sendo o trabalho no Congresso Nacional. Segundo ele, houve um movimento mais forte a partir de 2019 com a criação de uma Comissão Parlamentar que ajudou a discutir o assunto dentro do Parlamento. Mas devido a pandemia essa comissão ficou parada.
"Agora, o deputado Luciano Ducci, relator, trouxe o texto substituto a lei apresentada e havia essa expectativa de aprovação. Porém, uma parte da base governista contrária ao projeto trabalhou em uma obstrução e teve sucesso", esclarece Bruno.
Ainda de acordo com ele, atualmente são vários os tratamentos feitos com a cannabis. Hoje está mais em evidência o tratamento de crianças com epilepsia refratária que antes eram tratadas com medicamentos fortes e cirurgias. A cannabis vem tratando também o Alzheimer e reduções de danos na quimioterapia através de outros tipos de óleo.
Confira a entrevista completa, no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.
Leia também: Comissão da Câmara adia votação de PL sobre uso medicinal da maconha