O Observatório Social do Brasil - São Paulo (OSB-SP) está recrutando voluntários para fiscalizar as contas públicas do estado. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta terça-feira (11) conversou com Belonice Sotoriva, presidente da ONG que trabalha pela transparência na gestão dos recursos públicos da cidade de São Paulo. Criado em 2016, ele tem o apoio técnico e metodológico do Sistema Observatório Social do Brasil (OSB).
Segundo Belonice, todo voluntário do Observatório Social recebe uma capacitação para seguir um padrão já definido - embasado em evidências e fatos - para contribuir com a gestão pública municipal.
"Ele pode ser qualquer cidadão, desde uma dona de casa, um aposentado, um profissional da engenharia ou do direito, ele será muito bem-vindo para ser nosso voluntário. Pois todas as especialidades que existem contribuem para uma melhor observação das contas públicas municipais", aponta.
Em 150 cidades do país já existe o Observatório Social (OS) instalado. Interessados podem enviar um e-mail para saopaulo.rh@osbrasil.org.br.
Para ser um voluntário, ainda de acordo com a entrevistado, o interessado precisa se adequar aos seguintes requisitos: não ser filiado a nenhum partido político; dispor de algum tempo livre para realizar a atividade; participar de reunião de apresentação do Observatório e submeter-se à capacitação para participação na atividade escolhida.
Confira a entrevista completa, no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.