Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa Nordeste Conectado permitirá conectar até 77 municípios

Feito em duas fases, programa do governo levará fibra ótica as capitais e interior do país

Tarde Nacional

No AR em 06/05/2021 - 13:30

O Programa Nordeste Conectado é um programa do governo federal, criado em parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Ministério da Educação (MEC), para traçar rotas de fibra ótica por meio da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Sobre esse assunto o Tarde Nacional desta quinta-feira (6) conversou com José Afonso Cosmo, secretário de Telecomunicações do MCom.

Segundo ele explica, "tradicionalmente as empresas de energia passam cabos de fibra ótica pela rede delas. E a gente aproveita, então, numa parceria com a Chesf para que esses cabos de fibra ótica levem a comunicação a diversos municípios do interior e do litoral do nordeste. Tendo como parceiro técnico a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por toda elaboração, gestão e manutenção dos projetos", aponta o secretário, ao mencionar também que já estão interligados 6 municípios do interior.

Na entrevista, Afonso afirma que a ideia é integrar mais 4 municípios nordestinos até o final do ano. Completando, desse modo, 16 municípios até o final de 2022.

O programa Nordeste Conectado tem duas fases, sendo uma primeira conduzida pelo MEC, conectando principalmente as capitais e a região litorânea. E a segunda fase conduzida pelo Ministério das Comunicações para conectar o interior.

Ouça a entrevista completa, no player acima. Saiba mais sobre a Semana Nacional das Comunicações no hotsite

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h ás 15h, pela Rádio Nacional de Brasília

Tags:  SNC2021 Conecta

Criado em 06/05/2021 - 18:59

Mais do programa