Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa explica como parte do Nordeste se tornou semiárida

Ouça entrevista com Cristiano Chiessi, professor da USP e um dos coordenadores do estudo, sobre o futuro das chuvas na região

Tarde Nacional

No AR em 17/05/2021 - 14:30

Fenômeno relaciona-se com encolhimento do cinturão tropical de precipitação que teria ocorrido paulatinamente ao longo dos últimos 5 mil anos. Resultados do estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) ajudam a prever o futuro climático da região. Para explicar melhor esse assunto, o Tarde Nacional desta segunda-feira (17) conversou com Cristiano Chiessi, professor da universidade e um dos coordenadores da pesquisa.

Segundo ele, "existe uma linha de pesquisa na USP que tem por objetivo entender as mudanças climáticas no passado da história geológica da terra para melhorar as projeções climáticas futuras. Esse estudo foi conduzido por parceiros da universidade e de países como a Alemanha, o que fez-se necessário por serem estudos bastante custosos e que tradicionalmente são feitos com colaboração de diversas instituições nacionais e internacionais", observa o professor.

Na entrevista, ele comenta sobre a principal descoberta do estudo, que foi essa de sedimentos depositados no fundo do mar ao largo da desembocadura do rio Paraíba, localizado entre os estados do Piauí e Maranhão. Com isso, eles puderam reconstituir a história climática das regiões norte e nordeste do Brasil. E os resultados laboratorais demonstraram que as chuvas naquela região vieram diminuindo gradativamente nos últimos anos, o que trouxe uma certa contradição ao que já havia na área da pesquisa.

Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 17/05/2021 - 19:07

Mais do programa