Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Semana Mundial do Brincar discute os direitos da criança

Segundo especialista, mesmo em tempos de pandemia é fundamental que a criança nunca deixe de brincar

No AR em 28/05/2021 - 15:30

Nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial do Brincar. No Brasil, pelo 12º ano, a data é comemorada no decorrer de uma semana: a Semana Mundial do Brincar. Para além das atividades propostas, a data tem como objetivo discutir as questões ligadas à infância e aos direitos das crianças para uma infância digna.

O tema da Semana Mundial de Brincar é "Casinhas das Infâncias" que segue até o dia 30 de maio. Aberta a todos, as atividades acontecem de forma presencial e online em 25 estados brasileiros. Para falar mais sobre esse direito à brincadeira, mesmo em tempos de pandemia, o Tarde Nacional conversou com Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva da Aliança pela Infância. Como tirar a criança do videogame neste período, por exemplo? 

“O impacto nas crianças está sendo bem grande. Primeiro porque as crianças deixam de socializar e brincar com outras crianças. Esse relacionamento diminui muito. E deixam também de interagirem com outros adultos. De modo geral se restringem as interações que as crianças possam ter e de brincar. E é fundamental que as crianças possam ir elaborando suas relações sociais, suas vivências e suas emoções", observa a especialista.

Com o excesso de tecnologia, atrelado ao isolamento social, muitas consequências estão sendo geradas sobre as crianças. Letícia também comenta sobre problemas emocionais e cognitivos e dá dicas de como interagir e brincar com os filhos em casa.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 28/05/2021 - 19:03 e atualizado em 28/05/2021 - 19:02