Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha “Acreditamos nas Meninas" quer revelar casamentos infantis

Ouça entrevista com Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil

No AR em 16/06/2021 - 13:30

O Brasil é o 4º país no mundo em casamentos infantis. São meninas de 13 e 14 anos que acabam se juntando, porque não é permitido o casamento legalizado, e aceitando essa situação por achar que é a melhor solução para sair de uma relação de violência na família, de falta de afeto, entre outros motivos. Para falar mais sobre temas como esse e também sobre violência e gravidez na adolescência, a Plan International lançou recentemente em 11 países da América Latina e do Caribe a campanha "Acreditamos nas Meninas".

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Cynthia Betti, diretora executiva da Plan Internacional Brasil. Segundo ela: "é importante trabalhar para que essas meninas tenham acesso aos seus direitos e possam fazer escolhas que não sejam essa, do casamento precoce. E isso não mudou muito nos últimos 25 anos. A maioria dessas meninas que se casam, logo ficam grávidas quando muitas vezes o corpo não está preparado para ter um filho", esclarece a entrevistada. 

"Legalmente um adolescente não pode casar antes dos 16 anos, então muitos desses casamentos não são legais. O que acontece também é a comunidade ter uma influência religiosa e para a familia é melhor que esta criança tenha um parceiro definitivo, mesmo que mais velho. Outro ponto é a questão financeira que também influência para que a família entregue essa menina em matrimônio", finaliza Cynthia. 

Confira a entrevista completa no player acima. E saiba aqui como ajudar!

Criado em 16/06/2021 - 19:09