Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casos de bronquiolite costumam aumentar no inverno

Ouça entrevista com o médico Thallys Ramalho

No AR em 14/06/2021 - 14:30

Casos de bronquiolite costumam aumentar durante o inverno. Já que esse é o período em que as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados aumentando a chance de transmissão de doenças respiratórias e a bronquiolite, causada pela inflamação dos bronquíolos, é uma delas. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com o Dr. Thallys Ramalho, coordenador da UTI Pediátrica e Neonatal do Hospital Santa Helena, da Rede D’Or São Luiz. 

O Ministério da Saúde, revelou que em 2020, houve 21.158 casos de bronquiolite aguda. Doença que acomete crianças até os 2 anos com sintomas muito parecidos a um resfriado comum, com desconforto respiratório, que se não tratado a tempo acaba precisando de atendimento hospitalar.

Segundo o médico, "ela é uma doença transmitida pelo contato de secreções. Na prática clínica, pacientes abaixo de 6 meses com bronquiolite são os casos que mais precisam de internação em UTI", esclarece o especialista, que alerta ainda para esse período de volta presencial às aulas.

A recomendação é que crianças com sintomas de doenças respiratórias não sejam enviadas para a escola. Em casa é possível aliviar o desconforto fazendo lavagem nasal, hidratar o paciente, evitar o contato com o tabagismo, lavar sempre as mãos, no caso dos adultos, e na maioria das vezes a evolução é muito benigna com a melhora aparecendo a partir do 7º dia. 

Confira a entrevista completa no player acima. 

Tags:  bronquiolite

Criado em 14/06/2021 - 19:35