Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Prêmio Ibermúsicas para Criação de Canções, que está com inscrições abertas

Concurso envolve diversos países e diferentes estilos musicais, com um prêmio de mil dólares para as três canções premiadas de cada país membro da comunidade ibero-americana

Tarde Nacional

No AR em 15/06/2021 - 18:04

Em entrevista cultural no Tarde Nacional desta terça-feira (15), Eulícia Esteves, coordenadora de música popular da Fundação Nacional das Artes (Funarte) falou sobre a 8ª edição do Prêmio Ibermúsicas para Criação de Canções. O Ibermúsicas é um programa internacional de cooperação multilateral, dedicado exclusivamente às artes musicais. As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro.

São três os editais do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – o Ibermúsicas 2021, que vão contemplar composições e projetos musicais on-line de países ibero-americanos. A iniciativa é financiada, atualmente, por 14 países, tendo a Funarte como a representante brasileira.

"Atualmente o programa Ibermúsicas está com três concursos com as inscrições abertas", informa ela. Outro concurso é o Edital de Ajudas ao Setor Musical em Modalidade Virtual, onde "podem ser inscritos projetos de festivais virtuais, de feiras, de gravações de álbuns, de ciclos de shows, de concertos", fala Eulícia durante a convesa, destacando que podem se inscrever técnicos e produtores dos países que participam do programa, com auxílios que vão de 1 mil a 4 mil dólares, com inscrições até o dia 1º de outubro. A música de concerto é contemplada no terceiro edital, com premiação de 5 mil dólares para cada país membro.

O concurso tem o objetivo de impulsionar e valorizar a música popular na região ibero-americana (que basicamente abrange os países de língua espanhola nas Américas do Sul e Central, além do México, Brasil, Portugal e Espanha). O prêmio é aberto a todos os estilos musicais. Nesta edição, serão premiadas três canções por país membro do programa.

Um dos prêmios está reservado às “novas sonoridades urbanas”, como rap, hip hop, “trap”, “remix” e “R&B”. As canções devem ser inéditas, nunca antes apresentadas em público nem premiadas; e devem incluir música e letras no idioma espanhol, português ou línguas próprias dos países da região (como mirandês, náuatle, guarani ou aimará). Cada vencedor ganhará um prêmio de mil dólares norte-americanos.  

O edital, o formulário e instruções para a inscrição estão disponíveis no site do programa. Instruções para os outros dois editais do Ibermúsicas lançados neste ano podem ser consultadas no mesmo endereço eletrônico.

A iniciativa pretende valorizar a riqueza da música regional, o talento de seus criadores, intérpretes, pesquisadores e demais atores do ecossistema musical ibero-americano. Atualmente, o Ibermúsicas é formado por 14 países, que o financiam: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, capital do Paraguai, em novembro de 2011 e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).

Mais informações no Brasil com o Centro da Música, Coordenação de Música Popular, da Funarte, pelo e-mail: cemus@funarte.gov.br

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 15/06/2021 - 18:44

Mais do programa