Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Millennials x Geração Z: Saiba a diferença entre mico e cringe

"Modismo"? Sociólogo Rogério Baptistini explica mais sobre o novo termo que ganhou as redes sociais

Tarde Nacional

No AR em 28/06/2021 - 14:30

Você aí sabe diferenciar o mico do cringe? O termo "cringe" vem ganhando sucesso recentemente nas redes sociais e serviu para "escancarar" a guerra entre as gerações. Mas como essas diferenças podem interferir nas relações sociais?Como melhorar a relação entre as gerações? Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta segunda-feira (28) conversou com Rogério Baptistini, sociólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Segundo ele, "no mundo das redes sociais as coisas se proliferam com muita rapidez. O fato é que existe uma disputa que foi colocada. Mas é possível que essa moda desapareça. Afinal, a sociedade vai criando novos eventos que vão repercutindo nas redes sociais e da mesma forma que surgem, desaparecem", analisa o sociólogo.

Na entrevista, Rogério explica que as gerações são determinadas por características comportamentais a partir do nascimento de seus membros.

"Essas gerações começaram a ser classificadas a partir do segundo pós-guerra. São 4 grandes distinções entre gerações: ao fim da segunda guerra surgiu a baby boomer, pessoas nascidas entre 1940 e 1970, pessoas entre 60 e 80 anos que tem poder nos países e nas grandes empresas. A geraçao X é a nascida entre 1960 e 1980, pessoas na faixa dos 40 e 60 anos. Os millennials, entre 1980 e 1995, são a 1ª geração que nasceu com a internet e com o mundo dos smartphones. São aqueles que estão entre 25 e 40 anos, dividida em dois grupos: os velhos millennials que nasceram anterior a internet e viram a internet avançar. E os novos millennuials que nasceram com smartphones e estão plenamente conectados. E por último, a geração Z que é do mundo das redes sociais, estão entre 10 a 25 anos e nasceram plenamente conectadas", esclarece. 

Confira a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia.

Criado em 28/06/2021 - 19:39

Mais do programa