Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores brasileiros desenvolvem dois novos testes para a detecção do coronavírus

Os testes possuem eficácia de até 90% nos resultados e maior agilidade no processo

Tarde Nacional

No AR em 23/06/2021 - 16:30

Dois novos testes de Covid-19 desenvolvidos no Brasil são patenteados. Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em São Paulo, patentearam dois novos testes para detecção do novo coronavírus na saliva. Ambos têm alta sensibilidade e, se produzidos em larga escala, podem possibilitar a testagem em massa da população brasileira.

O Tarde Nacional conversou com o Ronaldo Censi Faria, professor do Departamento de Química da UFSCar. Segundo ele, a pesquisa objetivou a produção de objetos para diagnósticos com uma dinâmica menos invasiva e mais segura. Um dos métodos tem a característica de ser portátil, e permite o diagnostico no início da doença de forma rápida. O outro, analisa simultaneamente amostras de vários pacientes, em plataforma disponível nos laboratórios de todo o país, permitindo a realização de até 96 análises em 1 hora, o que proporcionaria uma produção de milhares de testes diários. Ambos possuem a mesma especificidade que o método mais utilizado atualmente, o RT-PCR.

 

“Essa patente pode ajudar a tornar os teste de Covid mais acessíveis, e fazer uma testagem maior da população.”, afirma o pesquisador.

 

Na pesquisa, os dois testes foram desenvolvidos através de amostras reais de pacientes saudáveis, e infectados com o coronavírus, diagnosticados através do método usual RT-PCR. O teste resultou em 90% de especificidade, o que simboliza uma excelente capacidade de identificação de infecção, com capacidade de detecção nos primeiros dias da doença.

A produção dos produtos ainda necessita de licenciamento e interessados para inclusão dos produtos nos mercados, e o custo é inferior ao custo dos métodos usuais por necessitar de menos insumos.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 24/06/2021 - 06:54

Mais do programa