Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto "Portal do Mamulengo" bate a meta de financiamento coletivo

Iniciativa vai garantir a realização de um portal de preservação desse importante patrimônio da região nordeste, que são os bonecos brincantes, seculares

No AR em 29/06/2021 - 18:46

Em 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil. De lá para cá, o número de brincantes dos bonecos do tipo mamulengo só aumenta, estando presente em quase todo o país.

As informações são de Marco Augusto Rezende, coordenador da campanha "Portal do Mamulengo" e diretor artístico e de criação da "Companhia Voar - Teatro de Bonecos", sediada em Brasília. O projeto bateu a meta de financiamento coletivo um dia antes do prazo final, que seria nesta quarta-feira, 30 de junho (até lá ainda é possível receber doações).

Em entrevista ao programa Tarde Nacional desta terça-feira (29), Marco falou sobre a iniciativa. "Conseguimos, hoje, atingir a meta que vai concretizar esse sonho, de fazer um portal com 100 brincantes do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste", comemora ele.

Segundo ele, os jovens estão aprendendo com os mestres e cada vez mais estão surgindo novos grupos brincantes. "Aqui em Brasília a gente tem 20 grupos que trabalham com o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, especificamente com mamulengos", conta Marco Augusto.

O projeto foi contemplado pelo programa BNDES+, de cofinanciamento de iniciativas voltadas ao patrimônio material e imaterial nacional. A cada R$1 doado, o programa BNDES+ doa outros R$ 2 para a criação desse acervo virtual. A campanha de financiamento coletivo está hospedada no portal Benfeitoria.

Durante a conversa, Marco fala sobre como o boneco é conhecido em cada parte do Brasil, com nomes diferentes entre as regiões. As principais características do boneco mamulengo, designação que vem de Pernambuco e adotada em outras localidades, são de "bonecos calçados na nossa mão como se fossem uma luva e feitos de madeira", diz ele sobre os bonecos, que são cobertos por tecidos de chita ou chitão.

A seleção de brincantes contará com uma curadoria formada por pessoas com notório saber na área de cultura popular, incluindo a doutora em cultura popular Izabela Brochado (UnB); o mestre reconhecido pelo Iphan, Chico Simões; e Andreisson Quintela, criador da TV Mamulengo e integrante da Comissão de Bonecos Populares da ABTB - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 29/06/2021 - 19:24