Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

1ª Festa da Palavra acontece de forma virtual entre 22 e 25 de julho, com direção de Elisa Lucinda

Escritor capixaba, Caê Guimarães, um dos participantes do evento, falou sobre a importância de iniciativas como essa de estímulo à leitura

Tarde Nacional

No AR em 21/07/2021 - 18:00

O escritor carioca, radicado no Espírito Santo, Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 pelo romance "Encontro você no oitavo round" que narra as glórias e as tragédias de um pugilista em fim de carreira vai participar da 1ª Festa da Palavra, que acontece de forma virtual entre os dias 22 e 25 de julho, com direção da atriz e escritora Elisa Lucinda.

Em entrevista no Tarde Nacional desta quarta-feira (21), Caê falou sobre a iniciativa, além de comentar sobre as condições de vida que o levaram a escrever o livro "Encontro você no oitavo round". Ele, que participa, nesta quinta-feira (22), às 17h30, da mesa “Histórias do meu mundo” junto a Marcelino Freire, Tom Farias e Elisa Lucinda.

A 1ª Festa da Palavra recebe em seus painéis autores e personalidades como o músico Chico César, o ator Lázaro Ramos, a psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia Viviane Mosé, o escritor e professor indígena Daniel Munduruku, o próprio Caê Guimarães, o poeta cabo-verdiano Filinto Elísio e as escritoras Bernadette Lyra e Maria Rezende, entre outros nomes, com transmissão online e gratuita pelo canal do YouTube. A iniciativa tem o objetivo de estimular o hábito da leitura, celebrando o encontro dos autores com o público.

O evento conta ainda com apresentações musicais e teatrais, oficina de Kuisam de Oliveira e palestra de Joel Zito Araújo. Programação completa abaixo e aqui no site do evento.

Na abertura da Festa da Palavra, Elisa Lucinda vai apresentar seu espetáculo “Palavra é poder”. Originalmente, a festa aconteceria no distrito de Itaúnas, em Conceição da Barra, Espírito Santo, local considerado por Elisa um paraíso de vocação cultural fortíssima. A escritora possui casa no local, onde desenvolveu parte de sua obra literária. A realização do evento é do Instituto Manguerê e do Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com o apoio da Secretaria da Cultura do ES, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da prefeitura municipal de Conceição da Barra e da Sociedade dos Amigos Por Itaúnas (SAPI).

Programaçao da 1ª Festa da Palavra

Quando: 22 a 25 de julho

Horário: A partir das 16h

Onde: Canal do evento no YouTube

DIA 22/07 - quinta-feira

16h – Abertura (presença do Secretário de Cultura do ES, Fabrício Noronha, e do Governador do Estado, Renato Casagrande)

Homenagem à Patrona da Festa – Sra. Maria Filina

16h35 – Espetáculo “Palavra é Poder”, com Elisa Lucinda

17h30 – Mesa: “Histórias do meu mundo”, Marcelino Freire, Caê Guimarães, Tom Farias e Elisa Lucinda.

19h – Show – Juliano Gauche

DIA 23/07 - sexta-feira

16h - Mesa "Como me tornei escritora", Kiusam de Oliveira, Bernadete Lyra e Maria Rezende.

18h - Ações Literárias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benônio Falcão de Gouvêa, de Itaúnas

18h15 - Mesa "A força poética das narrativas", com João Carrascoza, Elisa Lucinda e Filinto Eliseo

19h45 - Bate papo Musical, com Chico César e Elisa Lucinda

DIA 24/07 – sábado

16h - Mesa "A arte e a liberdade para amar", com Valentine, Jean Willys, Viviane Mosé e Elisa Lucinda.

17h45 - Mesa “Na minha pele”, com Elisa Lucinda e Lázaro Ramos.

19h05 - Palestra “O cinema negro diaspórico”, com Joel Zito.

20h05 - Espetáculo “Na boca da Palavra” - Elisa e Geovana Pires.

21h05 – Show – Bia Ferreira

DIA 25/07 – domingo

16h – Oficina “Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo a partir da Ancestralidade Africana”, com Kiusam de Oliveira.

16h50 - Exibição do Filme “Itaúnas Sempre Vivo, da foz à nascente” – direção: Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvêa. Realização: SAPI – Sociedade Amigos de Itaúnas.

17h30 - Mesa "Salve o rio Itaúnas", com Daniel Munduruku, Martha Tristão e Márcia Lederman (SAPI).

19h25 – Show – Ellen Oléria

Criado em 21/07/2021 - 19:53

Mais do programa