Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira os benefícios da instalação de energia solar em casa

Engenheiro eletricista explica como pode ser feito o investimento

Tarde Nacional

No AR em 05/07/2021 - 13:30

A energia solar tem sido, cada vez mais, uma opção para o aumento da energia elétrica no Brasil com a bandeira vermelha. Funcionando através de placas solares que captam a luz e utilizam o calor do sol para produzir eletricidade, essa energia é chamada de fotovoltaica, que tem um ciclo de vida de aproximadamente 25 anos. Ou seja, um tipo de energia limpa que pode economizar até 95% na conta de luz. Mas você tem ideia de quanto custa instalar um sistema assim em sua residência?

Para responder esta e outras dúvidas, o Tarde Nacional desta segunda-feira (5) conversou com Sydney Ipiranga, engenheiro eletricista. Segundo ele, o preço dos equipamentos para instalação dessa energia chegou a cair quase 90%, já que a medida que aumenta a demanda, diminui o custo. 

"A pessoa que deseja investir na energia solar pode usar o telhado de sua casa, alugar de terceiros ou colocar na sua casa de campo/praia e reverter os créditos para sua residência. O tempo médio para retorno desse investimento é de 4 a 5 anos", explica ele.

Na entrevista, Sydeny comenta ainda que nos últimos 2 anos houve um aumento no custo das placas por causa da variação do dólar e também no custo do frete porque começou a faltar container para a mercadoria. "Mas esse aumento não impactou o mercado. Em 2019, o número de unidades consumidoras que implantaram o sistema fotovoltaico dobrou. Esse ano o número de unidades em relação a 2020 cresceu 36%", finaliza o engenheiro.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 05/07/2021 - 19:28

Mais do programa