Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a comunidade esportiva Shalke12 de Samambaia

Ouça entrevista com Farion Souza, fundador e coordenador do projeto social

Tarde Nacional

No AR em 27/07/2021 - 13:30

Em ritmo de Olimpíadas, a Rádio Nacional volta a falar sobre inclusão social por meio do esporte. Nesta terça-feira (27) foi a vez de conhecermos a Comunidade Esportiva Shalke12 que atende crianças de 6 a 17 anos no Distrito Federal. Criada em 2008, mas com o Estatuto pronto somente em 2015, a entidade capacita atualmente 120 crianças e jovens na cidade-satélite de Samambaia. O número 12, inclusive, faz referência a 12ª (XII) região administrativa (RA) do Distrito Federal, localizada em Sambambaia. Sobre esse poder do esporte de inspirar e unir pessoas, o Tarde Nacional conversou com Farion Souza, professor de Educação Física, fundador e coordenador da Comunidade Esportiva Shalke-XII. 

Segundo ele, o objetivo é justamente esse. De transformar através do esporte, mais especificamente do futebol. "O objetivo do projeto é oportunizar e através do esporte levantar essa bandeira social, para tirar esses jovens da rua. Além dos treinos de futebol, somente aos finais de semanas, queremos oferecer em breve cursos de mídias sociais, fotografia, edição de vídeos, entre outros que fazem parte do dia a dia dessas pessoas. A ideia é lançar, muito em breve, essas atividades extracurriculares voltadas para a profissionalização", pontua o professor. 

A sustentação da comunidade é através dos voluntários e familiares dos alunos e pessoas interessadas na causa. Inscrições para as atividades pelo site do projeto ou pessoalmente no local dos treinos.

Na entrevista, Farion fala também sobre os planos futuros da entidade como a expansão para outras regiões do Distrito Federal, ter uma sede própria e conseguir até mesmo um ônibus para uso nas competições. 

Confira a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 27/07/2021 - 18:18

Mais do programa