Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia de alerta contra insuficiência cardíaca chama atenção para prevenção

Especialista explica sobre os sintomas e tratamentos da doença. A data de conscientização é 9 de julho

Tarde Nacional

No AR em 06/07/2021 - 16:30

Em 9 de julho é celebrado o Dia Nacional de Alerta Contra a Insuficiência Cardíaca, doença que atinge cerca de três milhões de brasileiros e que se manifesta através de sintomas como falta de ar, fadiga e inchaço dos pés e pernas, e que pode matar metade dos pacientes em até cinco anos. Para falar sobre os sinais de alerta da doença, nesta terça-feira (6), o Tarde Nacional conversou com o médico Evandro Tinoco Mesquita, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e coordenador da Universidade do Coração.

De acordo com o médico, a doença é um problema na bomba cardíaca e acontece na fase final de várias doenças, como o pós infarto, hipertensão, diabetes, uso exacerbado de bebidas alcoólicas, agressão viral, como na Covid-19, e etc. Em algumas regiões do mundo, também pode estar relacionada à Doença de Chagas.

Em entrevista, ele fala dos tratamentos para a doença, e da importância da procura por ajuda médica, uma vez que é uma doença progressista, e o tratamento precoce com as medicações ajudam a retardar a progressão, e em alguns casos, a remissão do quadro da doença.

“A primeira coisa importante é a busca por atendimento médico, a segunda é o acesso ao medicamento.”, pontua o médico.

O cardiologista explica sobre uma pesquisa clínica que investigou um medicamento, inicialmente utilizado no tratamento da diabetes, e que começou a demonstrar um impacto, aumentando a sobrevida e melhorando a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. Também celebra os avanços clínicos no país, e a capacitação dos profissionais no combate e tratamento da insuficiência cardíaca.

“Para a população que possa ter insuficiência cardíaca, nós temos hoje em todo ao Brasil, profissionais de saúde que tratam esses pacientes, gente competente, e pessoas que estão obviamente dentro da contemporaneidade do conhecimento científico. Embora essa doença seja desafiadora, que ainda precisa muito alerta. Por isso o dia 9 de julho é um dia importante de alerta nacional.”, afirma Dr. Evandro.

Criado em 06/07/2021 - 21:26

Mais do programa